quinta-feira, 2 de junho de 2011

Álbum da Copa América não é febre no RJ. Mas figurinha de Neymar, sim

Ambulantes ganham dinheiro vendendo cromos avulsos em mercado popular no centro da Cidade Maravilhosa


Camelôs na Uruguaiana vendem figurinhas da Copa América (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Na semana passada, o GLOBOESPORTE.COM mostrou algumas curiosidades e gafes do álbum oficial da Copa América. Ronaldinho Gaúcho, Jucilei e outros atletas que não devem disputar o torneio têm cromos na publicação que ainda não virou febre, mas que já tem colecionadores e pessoas que ganham dinheiro graças a eles. Casos dos quase xarás Luis Carlos e Luiz Carlos que, desde 2005, trabalham com álbuns de figurinhas na Uruguaiana, mercado popular no Centro do Rio de Janeiro.
A dupla troca e vende figurinhas avulsas. Mas, ao contrário do que acontece em coleções das Copas do Mundo, a procura pelos cromos da competição que começa no próximo dia 1º de julho, na Argentina, não é tão grande.
- Em média, cerca de 100 pessoas aparecem por aqui por dia. Ano passado, para o álbum da Copa de 2010, às vezes eram duas ou três mil. Mas ainda dá para conseguir ganhar alguma coisa. Além disso, quando sair o álbum do Brasileirão, as coisas vão esquentar pois o pessoal vai querer figurinhas da Copa América também – explicou Luis.
Neymar com moral
E qual a figurinha mais procurada do Brasil?
- Neymar, com certeza. O lado curioso é que tem muita gente, especialmente garotas de 15, 16 e 17 anos que vêm aqui só para comprar a figurinha dele para colar no caderno. Tem gosto para tudo – brincou Luis Carlos.

Os preços dos cromos avulsos, tabelados desde 2006 com o mesmo valor (“Nada de inflação aqui, não queremos perder clientes”, explica Luiz), variam de 25 centavos a R$ 1. As mais caras são justamente as do Brasil.
- Tem muita gente que só quer completar a parte da Seleção. Em 2010, teve um cara que pagou R$ 50 pelo emblema da CBF – contou Luiz.
Camelôs na Uruguaiana vendem figurinhas da Copa América (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)

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